sábado, 8 de dezembro de 2012

PLANEJANDO UM SERVIÇO JÁ PRESTADO



Atividades necessárias para a aquisição das capacidades para a realização do serviço solicitado

Conhecimentos

Aprendizado sobre as várias ferramentas do ambiente on line,aliada a tecnologia do  Movie Make,mostrando o que pode ser feito com vídeos e imagens.

Habilidades

Estar apto a construção de um vídeo, para ser anexado ao blog pessoal.

Atitudes

Conhecer as características do programa Movie Make,por meio de pesquisas e prática.

Valores

Por meio de o tempo estipulado, explicar sobre as variedades tecnologias presentes na modernidade.

Sujeito

1º ano EJA

Artefato de Mediação

Computador,com o programa Movie Make
Internet,para pesquisa.
Blog pessoal.

Resultado

Postagem de Vídeo ao blog pessoal.

Atividade de prestação de serviço

Vamos utilizar o vídeo produção para a realização deste trabalho que consistirá em gravar uma entrevista com moradores de regiões, classes sociais e faixas etárias diferentes. Serão formados grupos de até cinco elementos que irá elaborar um roteiro para entrevista, decidir no grupo (quem fará a entrevista e quem fará a gravação). No dia da apresentação dos vídeos para turma, iremos levantar quais são os pontos positivos e os negativos causados pela variação lingüística

Etapas:

  • Apresentação pelo professor do conteúdo a ser desenvolvido por meio de textos e vídeo.
  • Aulas práticas usando a internet.
  • Orientações de como utilizar o programa Movie Maker
  • Apresentação e execução dos vídeos produzidos pelos alunos.
Calendário das atividades a realizar de capacitação e de prestação de serviço

Capacitação – 40 horas – de 19/10  a 02/12
Prestação de serviço – de 02 à 10/12

Barroco de Minas Gerais


terça-feira, 30 de outubro de 2012

Aos alunos do 8º ano - Matéria de Prova



PASSO A PASSO DO TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA – TDC 


            O texto de divulgação científica não é um texto científico, mas aquele que media o conhecimento científico da comunidade de especialistas para o público leigo. O que isso quer dizer? Bem, primeiro que não há a intenção de fornecer dados técnicos – pelo contrário. As informações presentes nesse gênero textual precisam ser de fácil acesso a qualquer tipo de leitor.
            Ele deve servir para atualizar o leitor sobre alguma novidade científica e/ou trazer à tona assuntos que ficaram esquecidos por falta de interesse da grande mídia. De vez em quando, é bom que se faça renascer certos assuntos para que eles não caiam no esquecimento. Também é bastante útil para pessoas que eram jovens demais na época do surgimento de novas teorias científicas e, no entanto, precisam estar atualizadas sobre assuntos das diversas ciências.
            As principais características dos textos de divulgação científica – TDC - são:

ü  Compreende uma prática social e, além disso, é constituído a partir da fusão de diferentes domínios discursivos, a saber: o discurso de cunho científico, o jornalístico e o quotidiano.

ü  A divulgação é uma recriação do conhecimento científico, para torná-lo acessível ao público-leitor distanciado das ciências, isto é, seus leitores potenciais  podem ser leigos em determinados assuntos.

ü  É um texto reformulado, o qual pode ter sido originado a partir de um artigo ou relatório acadêmico-científico, de uma entrevista ou até mesmo de uma tradução de um texto em língua estrangeira, direcionado para a população distanciada do vocabulário e das práticas científicas, mas que deseja e necessita do conhecimento das ciências.

ü  Desse modo, seu discurso tem um fim específico, ou seja, informar descobertas que possam contribuir para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e, para atingir tal propósito, é empregada uma linguagem simplificada, diferentemente da linguagem especializada usada pela comunidade científica. 

ü  O produtor do TDC não é a origem do conhecimento, apenas um repassador de tal conhecimento. Assim, não cabe ao seu autor julgar as informações que está repassando. Seu objetivo maior é informar o que já foi descoberto e, se possível, apresentar a situação atual do uso dessa descoberta.

ü  Pode haver referências diretas aos autores do novo conhecimento científico – uso do argumento de autoridade – ou não. O TDC pode, simplesmente, apagar a autoria original e apenas informar sobre a nova teoria. O uso concomitante dessas duas possibilidades também existe.

ü  No caso da utilização do argumento de autoridade, direto ou indireto, pode aparecer certas marcas linguísticas como: segundo Fulano de tal..., de acordo com Sicrano... , conforme Beltrano... ou de verbos como anunciar, indicar,  apontar, afirmar, revelar, esclarecer, etc. Também utilamos a transposição do discurso direto para o indireto (Fulano afirmou que – ou seja, a fórmula Sujeito + verbo de dizer + conjunção subordinativa “que”).

O argumento indireto de autoridade pode ocorrer como nos exemplos a seguir:

ü  Segundo um grupo internacional de cientistas, o uso das câmaras para conseguir o bronzeado artificialmente aumenta de maneira substancial o perigo de sofrer de melanoma, a forma mais grave de câncer de pele. (Zero Hora – 03/2007)

ü  De acordo com artigo publicado ontem na revista científica “New Scientífic”, os filhos das mulheres que consumiam chocolate na gravidez sob situação de estresse geralmente apresentavam menos medo perante situações novas. (Folha Online – 04/2004)

ü  Cientistas norte-americanos sugerem que a fumaça do cigarro não só acelera o envelhecimento da pele em regiões que recebem luz solar, mas também naquelas ocultas aos raios do sol. (Zero Hora – 03/2007)

ü  Crianças que começam a ver televisão muito cedo têm uma propensão maior ao déficit de atenção na idade escolar, indica um novo estudo. (Folha Online – 05-04-2004)

Já os argumentos diretos de autoridade seguem os seguintes modelos:

ü  Quase a metade dos fármacos empregados na luta contra o câncer são produtos naturais ou se derivam deles, e isto se pode estender à maioria das doenças afirmou Newman, diretor do Setor de produtos naturais do Instituto Nacional do Câncer nos E.U. (Zero Hora – 03/2007)

ü  Leitzmann afirma que agora as evidências são ainda mais fortes, porque seu estudo acompanhou os homens ao longo do tempo. (Folha online - 07/04/2004).

                  Por se tratar de um texto jornalístico – portanto, uma narrativa jornalística – os verbos devem estar preferencialmente no passado – qualquer deles; e obedecer a estrutura desse gênero textual.

                  A linguagem deve ser formal, obedecendo às regras da norma culta da Língua Portuguesa.


Referência: Disponível em: http://www.educacional.com.br/pesquisa/respostapalavra.asp?pg=1&tp=nova Acesso em 30/10/2012



Aos meus queridos alunos da E.E.Dr.Napoleão Salles ...


-->
 Nunca deixe de voar!


Nunca deixe de voar
Voe sempre na direção de seus objetivos
Por mais alto que estejam
Você sempre irá alcançá-los
Às vezes se sentirá sozinho
Ou apenas mais um na multidão
Mas lembre nunca deixe de voar
Você encontrará obstáculos
Às vezes terá que voltar ao início
E recomeçar tudo de novo
Terá vontade de abandonar tudo
Mas sempre terá alguém para encoraja-lo
Alguém que pode sempre contar com você
Que sabe que o caminho é longo
Que haverão disputas
-->
Mas saberá a importância do trabalho em equipe
E que a cada conquista
Poderão comemorar juntos todas as vitória
Por isso nunca deixe de voar
Seja audacioso
Não espere o vento te levar
Mergulhe fundo em seus objetivos
Esteja sempre atento as oportunidades
Pois elas o levarão a voos ainda maiores!

(autor desconhecido)
Quantcast


 


domingo, 28 de outubro de 2012

Campos Gerais , quem te conhece não esquece jamais ...

Igreja Matriz 

                                                           Lago artificial Vale dos Ipês

                                                        Cachoeira na Serra do Paraíso
                                                                  Lago de Furnas


Simplesmente cidade maravilhosa ....

domingo, 21 de outubro de 2012

Minas Gerais... Esse lugar é maravilhoso...




Quero destacar esse estado tão maravilhoso a qual faço parte. Estado a qual representa a história do Brasil.Apesar de não ter mar, possui águas cristalina e uma beleza natural incontestável .Escolho a música “Seios de Minas “(Paula Fernandes)  para  ilustrar esse estado a qual eu amo!

“Sou das Minas de ouro
Das montanhas Gerais
Eu sou filha dos montes
Das estradas reais